Brasília, 08 de dezembro de 2009
Querido futuro Professor,
Como cidadã brasileira, vejo como meu dever, ajudar-lhe a caminhar e atravessar esse novo trajeto, que já te adianto: não será nada fácil. A vida de um professor é uma vida de batalhas, vitórias e derrotas. Você não deve nunca se desanimar por causa de suas derrotas, mas sim, aproveitá-las como oportunidades para crescer e aprender. Afirmo ainda, que para ser um profissional de sucesso, não só nesta área, mas em qualquer outra, é necessário que você ame incondicionalmente o que você faz. Portanto, futuro professor, ame, mas ame muito. A escola, seus alunos, suas aulas, suas vitórias, suas derrotas. Assim você fará as coisas com o coração aberto, e as fará da melhor maneira possível.
Alguns podem lhe dizer que você ganhará pouco, e que essa escolha não valerá à pena. Mas afirmo o seguinte: hoje em dia, ganhar pouco no começo de sua vida profissional, não significa que será assim até o final da mesma. Volto a dizer que se fizeres o que escolheu amando cada dia mais, será um profissional de muito sucesso, e terá reconhecimento; o que acarretará um ótimo salário ao final do mês.
Freud afirmava que a profissão do professor era impossível. Ele afirmava que a educação tinha como finalidade, ensinar a criança a dominar seus impulsos. Sendo assim o professor teria que reprimir ou permitir certas atitudes de um aluno. Porém, Frued não pensou nos pais dos estudantes, na familia de cada um, e em como esses também tem influencia na educação da criança. A reação de cada aluno aos estímulos que você causará, está longe de poder ser controlada em todos os seus aspectos, e esta é determinante para o sucesso do aluno. Portanto, futuro professor, a sua competência não exclui, nem o erro, nem o sucesso, e é preciso aceitar os fracassos de seus alunos também, sabendo que a culpa não é necessariamente sua.
Tenha muita paciência no trato com os estudantes, e nunca ouse levantar a mão para um aluno, uma vez que não é direito teu educar da forma que lhe convém. Além disso, procure usar sempre o lúdico, para o entreternimento dos estudantes, e para ensinar de uma forma divertida.
Para finalizar, reafirmo que o melhor que podes fazer é amar sua profissão. Assim, todos os frutos sadios citados acima, amadurecerão sem que você tenha que fazer um grande e estressante esforço para tal.
Com carinho e desde já muita admiração,
APTV.
Postado por
Aninha Villar
0 comentários:
Postar um comentário